Nota de Abertura – Revista Vista “Reparar (n)o...
Pereira, A. C., Borges, G. C., & Lança, M. (2024). Nota de Abertura: Reparar (n)o...
0A introdução de Slavery and the University: History and Legacies co-meça por interpelar leitoras e leitores comalgumas questões, entre elas: o que nos ensina a relação entre universidades e escravatura sobre a história dos Estados Unidos da América (EUA), sobre a história da educação superior, e sobre os dias de hoje? Por que razões discutimos a relação entre as universidades e a escravatura e por que o fazemos só agora? Por que motivos intimida tanto esta investigação? O que con-seguem estas incursões no passado? Têm impactos políticos positivos concretos ou são apenas uma manifestação do “politicamente correto”, como acusam os seus detratores?1 Os ensaios que compõem o livro, muitos dos quais tiveram origem na primeira conferência sobre escra-vatura e universidade (organizada pela coeditora deste livro, Leslie M. Harris, e que teve lugar na Universidade de Emory, em fevereiro de 2011), proporcionam algumas respostas a estas questões e também uma ideia sobre o enorme trabalho que se está a (e que está por) fazer nesta área – que será, na nota final do livro, proposta como um novo campo de estudos.
Citação:
Pereira, A. C. (2023). Slavery and the University: History and Legacies: Leslie M. Harris, James T. Campbell, and Alfred L. Brophy, eds. Práticas Da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, (15), 307–317. https://doi.org/10.48487/pdh.2