(A)TENSION de Bruno Mesquita em exposição no Gnration
(A)tension de Bruno Mesquita em exposição na sala de conferências do Gnration em Braga. 18...
0Realizou-se no dia 11 de abril um Seminário de Comunicação e Diversidade sob o título “Representações Sociais da História de África no Sistema Educativo Angolano”, na Sala de Reuniões do Instituto de Ciências Sociais. Este seminário foi dinamizado por Jacob Lussento Cupata, do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED/S), Angola.
Durante a sessão, Jacob Lussento Cupata explorou aspetos relevantes do ensino da história de África no contexto educacional angolano, com particular ênfase no 1º ciclo do ensino secundário. Enquanto docente e investigador, Cupata dedica-se ao estudo das práticas pedagógicas e à análise dos manuais escolares utilizados no país.
Jacob Lussento Cupata é Doutor em Estudos Culturais pela Universidade do Minho/Portugal, Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta de Lisboa/Portugal e Licenciado em Ciências da Educação na opção do Ensino da História pela Universidade Agostinho Neto/Angola. Docente com a categoria de Assistente e Chefe de Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Sociais no Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED/S), lecionando as disciplinas de História de África, Praticas Pedagógicas e Antropologia Cultural.
Atualmente, é investigador colaborador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, área dos Estudos Culturais, integrando também a equipa do projeto “MigraMediaActs – Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos”. A suas principais áreas de investigação são representações sociais, interculturalidade, história de África, análise de manuais escolares e memória e identidade social.