Seminário – Resistência Cultural no feminino: Legados e Heranças Intergeracionais

27 de Janeiro, 2024 | Chisoka Simões | Evento

No passado dia 27 de janeiro, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva foi palco do seminário “Resistência Cultural no Feminino: Legados e Heranças Intergeracionais”. Este evento proporcionou uma reflexão única sobre os 50 anos da democracia em Portugal e a urgência de debates que abordam não apenas a luta pela democracia, mas também questões de género, identidade e cultura.

O seminário reuniu convidados de diferentes áreas académicas e civis, refletindo o caráter interdisciplinar do MigraMediaActs. Participaram Álvaro Vasconcelos, escritor, investigador e fundador do Fórum Demos, Ana Cristina Pereira, investigadora e ativista, Maria Matilde Nicolau, jurista, Miguel de Barros, sociólogo e investigador, e Teresa de Sousa, jornalista. A discussão foi moderada por Sheila Khan e Rosa Cabecinhas

Da esquerda para a direita: Rosa Cabecinhas, Miguel de Barros,  Maria Matilde Nicolau, Sheila Khan e Ana Cristina Pereira. Fotografia por Chisoka Simões.

Da esquerda para a direita: Miguel de Barros, Maria Matilde Nicolau, Sheila Khan e Ana Cristina Pereira. Fotografia por Rosa Cabecinhas.

Da esquerda para a direita: Rosa Cabecinhas, Miguel de Barros, Maria Matilde Nicolau, Álvaro Vasconcelos (Ecrã), Sheila Khan e Ana Cristina Pereira. Fotografia por Chisoka Simões.

Da esquerda para a direita: Matilde Nicolau, Sheila Khan e Ana Cristina Pereira. Fotografia por Chisoka Simões.

O evento teve como objetivo reavivar as memórias de mulheres que desempenharam papéis significativos não só na transição democrática em Portugal, mas também na resistência ao Estado Novo, explorando os legados e heranças intergeracionais que moldaram a sociedade atual. Neste seminário, foram igualmente fundamentais as reflexões sobre uma cidadania inclusiva e aberta aos crescentes desafios contemporâneos.

Nesse sentido, este encontro almejou tornar vivas, presentes e audíveis estas vozes, memórias, perceções e reflexões que importam profundamente na construção ativa da resistência cultural.

O evento teve como comissão organizadora: Sheila Khan (CECS, Universidade do Minho), Álvaro Vasconcelos (Fórum Demos), Rosa Cabecinhas (CECS, Universidade do Minho), Chisoka Paulo Simões (CECS, Universidade do Minho).