Seminário de Comunicação e Diversidade: “Rede Galabra como proposta transdisciplinar de investigação na cultura”

29 de Fevereiro, 2024 | Chisoka Simões | Notícia

A Sala de Atos do ICS acolheu, no passado dia 29 de fevereiro, o Seminário de Comunicação e Diversidade, intitulado “Rede Galabra como proposta transdisciplinar de investigação na cultura“, proferido por Elias J. Feijó Torres, professor catedrático da Universidade de Santiago de Compostela (USC) e diretor do grupo de investigação GALABRA. A sua intervenção centrou-se nas dinâmicas e trocas culturais entre diferentes comunidades.

Seminário “Rede Galabra como proposta transdisciplinar de investigação na cultura”. Fotografia: Chisoka Simões

Seminário “Rede Galabra como proposta transdisciplinar de investigação na cultura”. Foto: Maíra Januário

Seminário “Rede Galabra como proposta transdisciplinar de investigação na cultura”. Fotografia: Maíra Januário

A sua contribuição para o seminário, ao introduzir o conceito de Culturologia, destacou a importância da Rede GALABRA como uma plataforma que apela à “transdisciplinaridade como necessidade”. Além disso, promoveu a relevância de discursos e narrativas na identificação de espaços e lugares. Nesse sentido, entre outros exemplos, apresentou a evolução narrativa do Caminho de Santiago de Compostela.

Elias J. Feijó Torres é professor catedrático da Universidade de Santiago de Compostela (USC) e diretor do grupo de investigação GALABRA (nos sistemas culturais galego, luso, brasileiro e africano em língua portuguesa). Em 1996, recebeu o Prémio Extraordinário de Doutoramento.
É especialista em teoria e análise da cultura, relações entre narrativas, comunidades e territórios e transferência de conhecimento.
Foi também vice-reitor da USC (2006-2009), presidente da Associação Internacional de Lusitanistas (2008-2014) e presidente da Faculdade de Filologia da USC (2020).

Este seminário foi organizado em parceria com o Museu Virtual da Lusofonia e o projeto MigraMediaActs.