
Daniel Noversa em destaque no GT Jovens Investigadores...
Daniel Noversa em destaque no GT Jovens Investigadores da Sopcom.
0Helena Nogueira concluiu com sucesso a defesa da sua dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura no dia 12 de abril de 2024, na Sala de Reuniões do Instituto de Ciências Sociais (ICS). A investigação intitulada por ‘Identidades e representações em movimento: um estudo sobre o filme de animação Coco’, analisou a dimensão identitária do filme da Disney-Pixar.
Sob a orientação de Isabel Macedo e Rita Ribeiro, Helena Nogueira prestou a prova pública da sua dissertação perante um júri presidido por Emília Araújo, Professora Associada com Agregação do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e com os vogais Isabel Moreira Macedo, Investigadora Auxiliar do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e Tiago Vieira da Silva, Professor Auxiliar Convidado da ESAP – Escola Superior Artística do Porto.
Prova de Mestrado “Identidades e representações em movimento: um estudo sobre o filme de animação Coco” de Helena Nogueira
Resumo da Dissertação: Considerando o cinema de animação como uma importante ferramenta de representação social capaz de dialogar com o contexto em que foi produzido como mídia e expressão artística, esta dissertação buscou compreender como o filme de animação Disney-Pixar Coco (2017) dialoga com os desafios identitários contemporâneos. Para além disso, a partir da análise e interpretação do filme e da análise da recepção de Coco pelo público, através de comentários deixados no IMDB, discutimos o modo como o filme representa a identidade cultural mexicana. Foi possível concluir que Coco (2017) se afasta de representações hegemônicas negativas de mexicanidade e dialoga com acontecimentos e desafios identitários contemporâneos. Constatamos, também, que o filme de animação analisado abre portas para outras tentativas de desconstrução e questionamento dos modos de representação das identidades no cinema, podendo contribuir para introduzir novas perspectivas e narrativas identitárias ao senso comum.