
Performance Artística: Alunos do Mestrado em Media Arts...
A obra “Memories in Motion", da autoria de Cláudia Barbosa, Isabela Rosario, João Sousa e...
0Entre os dias 28 e 30 de maio de 2025, o projeto MigraMediaActs participou no XII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, organizado pela Associação Portuguesa de Psicologia, que teve lugar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).
No dia 30 de maio, realizaram-se duas apresentações ligadas ao projeto, integradas no Simpósio Temático intitulado “Representações do passado colonial: disseminação, mudanças e repercussões psicossociais”, coordenado por Joaquim Pires Valentim (Universidade de Coimbra) e Rosa Cabecinhas (Universidade do Minho).
A primeira comunicação do projeto MigraMediaActs, intitulada “O passado colonial em narrativas cruzadas: representações sociais da história entre jovens em Angola, Moçambique e Portugal”, foi apresentada por Luiza Lins e desenvolvida em coautoria com os investigadores Rosa Cabecinhas, Julia Alves Brasil, Armindo Armando e Jacob Cupata. A comunicação apresentou os resultados de um estudo comparativo sobre representações sociais da história, destacando pontos de convergência entre os três países, nomeadamente os efeitos opressivos do colonialismo, as lutas de libertação e os processos de descolonização.
Também no dia 30, Rosa Cabecinhas apresentou a comunicação “Ativismo mnemónico, descolonização do espaço público e mudança social”, em coautoria com Isabel Macedo, Pedro Menezes, Júlia Vilhena e Luiza Lins. A sessão abordou o papel do ativismo mnemónico na construção de um espaço público mais inclusivo, através de exemplos concretos de iniciativas que promovem uma memória coletiva plural e inclusiva.