
Explorando imagens de uma Europa intercultural: uma abordagem...
Noversa, D. & Ribeiro, R. (2024). Exploring images of an intercultural Europe: a semantic approach...
0“Não tem como a gente fugir do que nos ensinam”: debates sobre memória pública e educação com estudantes do ensino secundário português
Neste artigo, analisamos as discussões de estudantes do ensino secundário sobre personalidades históricas nacionais, trazendo reflexões sobre questões de gênero, memória e educação. Foram realizados grupos focais com 75 estudantes do ensino secundário em Portugal, entre 2022 e 2023. Entre os resultados, identificamos uma historiografia androcêntrica e personalidades ligadas ao expansionismo, ao colonialismo e à escravatura. Houve, ainda, um esforço por parte de alguns jovens para a inclusão de mulheres, mesmo que tenham sido lembradas pelo papel de rainhas – mães, cuidadoras e educadoras; foram identificadas mulheres da contemporaneidade destacadas no atletismo, na música, na literatura e na carreira política. Os resultados apontam para um paradoxo quanto aos estudantes: por um lado, aderem quase acriticamente ao mito do luso-tropicalismo; por outro, revelam um profundo desconhecimento da história dos países outrora colônias portuguesas.
Referência:
Balbé, A., Lins, L., & Cabecinhas, R. (2024). “Não tem como a gente fugir do que nos ensinam”: debates sobre memória pública e educação com estudantes do ensino secundário português. Estudos Ibero-Americanos, 50(1), e45807. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2024.1.45807