Seminário – Resistência Cultural no feminino: Legados e...
No passado dia 27 de janeiro, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva foi palco do...
0A equipa do MigraMediaActs dinamizou a mesa redonda “Reinventando a democracia num mundo de inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas”, que decorreu no XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro e IV Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa, sediado na Universidade de Cabo Verde, campus da Praia, na Ilha de Santiago, entre 26 e 28 de setembro de 2023.
Rosa Cabecinhas moderou a mesa redonda intitulada “Memória histórica e a construção de futuros alternativos: jovens e a descolonização do conhecimento”, que contou com a participação de Jacob Lussento Cupata (ISCE-Sumbe, Angola) e de Armindo Armando (Universidade Licungo, Moçambique).
Jacob Lussento Cupata apresentou, via zoom, a comunicação intitulada “As representações sociais da história de África nas narrativas de jovens Angolanos” e Armindo Armando, apresentou a comunicação intitulada “Representações Sociais de alunos do ensino secundário da província de Sofala sobre a História de Moçambique”.
Por seu turno, Rosa Cabecinhas apresentou uma comunicação em parceria com Luiza Lins e Isabel Macedo, intitulada “A história do meu país: reflexões sobre passado e futuro na perspetiva de jovens portugueses”. Durante o debate houve uma ampla participação de congressistas oriundos de diversos países de língua oficial portuguesa.