
Migrações, Comunicação e Ativismos: Experiências e Debates –...
Macedo, I., Cabecinhas, R., & de Andrés, S. (2024). Migrações, Comunicação e Ativismos. Olhares e...
0Explorando imagens de uma Europa intercultural: uma abordagem semântica a cartoons políticos sobre a crise dos refugiados nas paisagens mediáticas
Numa época em que a imagem é um elemento fundamental para a expressão do pensamento, o conteúdo visual que alimenta os media torna-se uma questão de semiótica social enquanto reflexo de crenças sobre as relações sociais. Neste sentido, os cartoons políticos são muito ricos no que respeita à (des)construção de significados na esfera pública, especialmente porque exploram conotações ambíguas através do humor, da paródia e da caricatura. Partindo do princípio de que os media são agentes ativos na formação do imaginário social, a representação de determinados acontecimentos na Europa (Brexit, crise dos refugiados e migrantes, ataques terroristas, entre outros) serve para muitos cartunistas como mecanismo de crítica social, questionamento político e liberdade de expressão. Se, por um lado, as caricaturas exprimem a perceção do artista sobre os acontecimentos e enunciam declarações políticas, por outro, permitem-nos identificar representações sociais e reconhecer quadros mediáticos de memória e identidade coletivas.
O ponto fulcral da nossa análise decorre das crises migratórias e das suas implicações nas construções políticas e identitárias do continente europeu. O afluxo de milhares de pessoas num curto espaço de tempo foi objeto de uma extensa cobertura mediática. Despoletou, intensificou ou exacerbou o debate sobre a identidade cultural europeia, justapondo visões contrastantes: por um lado, o valor da diversidade cultural e da dignidade humana e a construção de sociedades interculturais e, por outro, discursos que enfatizam a insegurança ontológica, retratando a diferença cultural como uma ameaça e os migrantes como indignos para a integração cultural. Desde 2014, o afluxo de refugiados que fogem da guerra civil síria e de outros conflitos no Médio Oriente e em África conduziu a União Europeia à chamada “crise dos refugiados”. Este fenómeno multifacetado polarizou opiniões e abriu caminho para a representação do refugiado como um “estranho” e um “outro”.
Assim, procuramos analisar esta crise nos media, especificamente pelas lentes pictóricas dos cartunistas, para compreender, numa perspetiva semântica, as implicações e a influência destas representações simbólicas na narrativa da memória e identidade europeias. Para além disso, procuramos explorar a forma como estas representações contribuem para os processos de estranhamento, rejeição ou hospitalidade, tanto nas esferas políticas europeias e nacionais como no domínio público. O nosso corpus analítico abarca imagens recolhidas em meios de comunicação de massas, nomeadamente em publicadas no Facebook entre 2015 e 2019.
Neste trabalho, assumimos os cartoons como âncoras ou “cenários metafóricos” no discurso público e efetuámos uma análise multimodal, centrada nas suas caraterísticas textuais e visuais. Através do exame das suas referências mais significativas, procurámos analisar as representações da resposta institucional da União Europeia à crise migratória e as múltiplas conceções ou usos das categorias migrante/refugiado para apreender, hermenêuticamente, a semântica deste fenómeno histórico e mediático. Os resultados sugerem que o compromisso da UE com o valor político de solidariedade foi posto em causa e mostram que os cartunistas desafiam o consenso político e social sobre os valores humanistas que as sociedades europeias reivindicam como núcleo duro da sua identidade.
Referência:
Noversa, D. & Ribeiro, R. (2024). Exploring images of an intercultural Europe: a semantic approach to political cartoons of the refugee crisis in the mediascapes. In Eduardo Camilo and Karima Bouzine (Eds.), Transcultural Media Narratives: Cross-Cultural Communication Insights, (pp. 45-70). Labcom