
Explorando imagens de uma Europa intercultural: uma abordagem...
Noversa, D. & Ribeiro, R. (2024). Exploring images of an intercultural Europe: a semantic approach...
0No contexto contemporâneo, onde os fluxos culturais se intensificam, os estudos sobre imagens de alteridade podem desempenhar um papel importante na reflexão sobre as dimensões imaginárias das representações sociais, assim como na contestação dos múltiplos eixos de exclusão. O cinema pode ser uma arena privilegiada para tais estudos, uma vez que se situa entre os universos plurais dos média e da arte, refletindo e muitas vezes antecipando as tendências do seu tempo. Neste artigo, analisamos o papel do cinema como um espaço para a construção, reprodução e (re)construção de representações sociais de identidade e experiências migratórias. Realizamos uma análise exploratória de toda a produção cinematográfica financiada de um modo público em Portugal de 2018 a 2022. Nas 359 sinopses analisadas, destaca-se a ausência de termos importantes como “racismo” ou “discriminação social”, mesmo em filmes que abordam experiências de deslocamento e dificuldades de inclusão. Contudo, identificamos imagens e narrativas contra-hegemónicas dentro das produções, especialmente no que diz respeito às representações de identidade. Três filmes foram selecionados para uma análise aprofundada: Fruto do Vosso Ventre, de Fábio Silva (2021); Bustarenga, de Ana Maria Gomes (2019); e Nha Sunhu, de José Magro (2021). Nas análises, discutimos a “linguagem das imagens” e como as produções retratam questões como o diálogo intercultural e intergeracional, estereótipos de género e racismo, considerando fatores como distância, ângulo e olhar. Destacamos a importância de uma maior visibilidade para filmes como estes, capazes de expandir a discussão de questões sociais importantes e combater a circulação assimétrica de histórias e memórias, um fator crucial para a mudança social.
Referência:
Macedo, I., Lins, L., Vieira da Silva, T., & Cabecinhas, R (2023). Exploring images of otherness through cinema. Analysis of counter-visualities in Portuguese films. Papers on Social Representations, 32(2), 1.1-1.27. https://www.psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR/article/view/677