A Forma da História no Cinema Contemporâneo Português: Guerra, Mitologia e a Memória das Lutas

4 de Janeiro, 2024 | Chisoka Simões | Publicação

Este artigo explora a relação entre cinema e história, questionando o papel dos filmes na transmissão de ideologias políticas (cinema de propaganda) ou discursos hegemónicos na sociedade, tanto em regimes ditatoriais quanto democráticos. Também se foca no papel do cinema na desconstrução dessas mesmas representações. Analisamos os filmes produzidos após a Revolução dos Cravos, elencando os momentos e preocupações mais relevantes que marcaram esta cinematografia subitamente desligada de um passado ditatorial. Além disso, explicamos as nossas escolhas ao mapear o período selecionado para análise (2000-2022), especialmente no que diz respeito à relação entre cinema e o passado histórico. Por fim, investigamos os filmes selecionados: “O Quinto Império – Ontem Como Hoje” (2004) de Manoel de Oliveira, “48” (2010) de Susana de Sousa Dias e “Cartas da Guerra” (2016) de Ivo Ferreira.

Referência:

Vieira da Silva, T., & Macedo, I. (2023). The Shape of History in Portuguese Contemporary Cinema: War, Mythology, and the Memory of Struggles. Quarterly Review of Film and Video, 1-23. https://doi.org/10.1080/10509208.2023.2285683. https://hdl.handle.net/1822/87659