1º Encontro Internacional sobre Espaço, Poder e Política

10 de Abril, 2024 | Chisoka Simões | Notícia

No passado dia 10 de abril, a Sala de Pós-Graduação do Departamento de Geografia, no Campus de Azurém, em Guimarães, recebeu o 1º Encontro Internacional sobre Espaço, Poder e Política. Organizado por João Sarmento e Luís Moreira, do Departamento de Geografia da Universidade do Minho. O evento destacou-se pela partilha de conhecimento de fenómenos contemporâneos da Geografia Política .

Através da análise crítica do espaço geográfico, poder e dinâmicas políticas, abordaram-se vários temas, desde o percurso dos refugiados sírios até Portugal e em solo português, até à questão galega enquanto colónia, passando pela exploração dos monumentos e memoriais da diáspora ucraniana em Portugal, até aos desafios dos “urbicídios” em tempos de conflito, com o exemplo da Ucrânia, e o desenvolvimento de democráticas em Moçambique.

1º Encontro Internacional de Espaço, Poder e Política

O encontro contou com a presença de Kostyantyn Mezentsev, da Universidade Nacional Taras Shevchenko de Kiev, Ucrânia, Chisoka Simões e Jorge Garrido do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, Sarah Shrbaji da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, e Javier de Pablo da Universidade Complutense de Madrid.